Estão abertas, até 30 de agosto, as inscrições para a Imersão Científica 2025, do programa Futuras Cientistas, promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante o mês de janeiro, 470 participantes, entre alunas e professoras de redes públicas estaduais, irão participar de 90 projetos desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras espalhadas em todo o território nacional, dentre elas o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do MCTI, com o projeto intitulado "Toda menina pode se tornar uma cientista que monitora o risco, emite alertas e contribui com a redução do risco de desastres em sua comunidade."
O processo de inscrição é simples: basta acessar o site oficial do Cetene, preencher o formulário com as informações solicitadas e enviar a documentação necessária.
É importante que as alunas do segundo ano do Ensino Médio e as professoras do Ensino Médio de redes públicas estaduais estejam atentas aos requisitos específicos no edital e aos prazos para garantir a sua participação. Para mais informações e orientações adicionais, consulte a página de inscrições ou entre em contato com a equipe do Futuras Cientistas.
A programação do módulo imersão científica será no período de 06 de janeiro a 28 de fevereiro e incluirá atividades em laboratórios, além de uma série de palestras sobre ciência, tecnologia e o papel político das mulheres nas transformações sociais.
As 470 participantes de todo o Brasil atuarão em projetos monitorados por especialistas, abordando temas como biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e fake news na ciência.
Durante o mês da Imersão Científica, as selecionadas receberão um auxílio de R$ 600,00 (seiscentos reais), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho.
As atividades são realizadas em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente a igualdade de gênero (ODS 5), e com a missão do CETENE de promover o acesso e a popularização da ciência no Nordeste e no Brasil.
Perfil das participantes - Das 470 vagas, 50% são para alunas de escolas regulares, 50% de escolas semi integrais e integrais, 10% para pessoas com deficiência (PCD) e para pretas, pardas, indígenas, quilombolas, trans e travestis. As professoras selecionadas ocupam um total de 150 vagas.
Outras etapas - A Imersão Científica é o primeiro módulo do "Futuras Cientistas". Ao longo do ano, o programa inclui bancas de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados.
Futuras Cientistas - Criado em 2012, o Futuras Cientistas alcançou abrangência nacional em 2023, após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que 70% das participantes são aprovadas no vestibular, e, desse grupo, 80% escolhem áreas de Ciência e Tecnologia.
Com apoio do CNPq e do MCTI, o Futuras Cientistas passou a contar com núcleos em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O programa também foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho.
Comentarios