Hoje celebramos uma conquista histórica para o fortalecimento de modelos econômicos democráticos e sustentáveis no Brasil. O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira, 27 de novembro, a Política Nacional de Economia Solidária, uma iniciativa que reconhece e fomenta empreendimentos solidários, cooperativos e autogeridos, com foco na justiça social, trabalho digno e sustentabilidade ambiental.
“Essa vitória nacional é um reflexo do que já construímos na Bahia. Aprovamos a Lei Estadual nº 11.362/2009, que fortalece as cooperativas, e a Lei 12.368/2011, que instituiu a nossa Política Estadual de Economia Solidária. Esses avanços mostram que a Economia Solidária é central para um modelo econômico que respeita as pessoas e o meio ambiente. Agora, com esse avanço nacional, nossa luta ganha ainda mais força para transformar vidas em todo o Brasil!”, destaca Neusa Cadore.
A nova política é estruturada em seis eixos, incluindo formação profissional, acesso a crédito, fomento à comercialização justa e solidária, e incentivo à autogestão de empresas. O texto também estabelece diretrizes como administração democrática, sustentabilidade ambiental e equidade.
O projeto, liderado pela bancada do Partido dos Trabalhadores, inclui a criação de um cadastro nacional de empreendimentos solidários, conferências periódicas e um sistema nacional que articula esforços municipais, estaduais e federais.
A deputada Neusa parabeniza a bancada petista e reforça: “Seguimos confiantes na sanção presidencial e no fortalecimento dessa política que impactará milhares de famílias, promovendo inclusão, justiça e igualdade. Vamos juntos construir um Brasil mais solidário!”.
Commentaires