top of page

Audiência Pública celebra 40 anos do NEIM


Junto com a deputada estadual Neusa Cadore (PT), a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa celebrou os 40 anos do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM, um órgão suplementar da Universidade Federal da Bahia que é o mais antigo núcleo de estudos feministas do Brasil. Parlamentares da bancada feminina na Casa participaram da Audiência pública, realizada nesta quarta-feira (14), ressaltando a atuação marcante do NEIM nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre em busca da promoção da consciência crítica com relação às questões de gênero.


Parceira de longa data do NEIM, a deputada Neusa salientou a importância do núcleo e a sua trajetória, desde a criação em 1983, vinculado ao mestrado em Ciências Sociais da Ufba, passando por órgão suplementar em 1995 e em 2009 conseguiu a criação do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade. Atualmente, explica a petista, o Neim dispõe de uma equipe de 25 pessoas, incluindo professoras, pesquisadoras associadas, bolsistas, estagiários e pessoal técnico-administrativo.

Vamos continuar na luta por um mundo em que sejamos socialmente iguais e totalmente livres. É isso que nos move, é muito bom celebrar que a luta está viva, tendo gente muito forte, como essa gente do Neim, que trabalha para acrescentar, para fazer a diferença”, pontuou a deputada.

A presidente do colegiado, Soane Galvão (PSD) parabenizou a direção do Neim pela comemoração de quatro décadas de atividades. “Sentimos orgulho de celebrar o trabalho de pessoas que contribuem todos os dias para os avanços das pautas das mulheres, seja na promoção de cursos e debates, bem como na publicação e discussão de pesquisas que tenham como tema o universo da luta feminina”, afirmou a socialista.


A professora e doutora Izaura Cruz, coordenadora do Neim, disse que o órgão surgiu durante o processo de redemocratização do país com as lutas dos movimentos feministas e seguiu construindo uma trajetória que aliou tanto a produção acadêmica quanto a militância política. Ela falou com orgulho sobre o curso de Pós-Graduação em Gênero e Feminismo, demonstrando muita satisfação ainda pelo papel de formação de lideranças. “Temos muitas pessoas, formadas pelo nosso núcleo, que estão atuando em órgãos públicos e nas políticas de direitos para as mulheres. Essa audiência aqui na Assembleia é o reconhecimento de nossa trajetória, uma parceria que já vem de muitos anos e que certamente vai avançar mais”, agradeceu a coordenadora.


Márcia Macedo é vice-coordenadora do PPG Neim, o Programa de Pós-Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, que existe há 17 anos. O programa formou 147 mestres e mestras e 65 doutores e doutoras nesta área, com alunos do Brasil, África e América Latina.A professora recebeu com muita alegria esta homenagem do Parlamento baiano e esclareceu que o Neim não está só nos muros da Universidade. “Já rodamos essa Bahia inteira, sempre trabalhando com a ideia da ‘práxis feministas’. Não faz sentido produzir teoria se ela não estiver a serviço da transformação da sociedade”, completou.


Silvia Ferreira, vice-coordenadora do Neim, considerou ser uma sorte comemorar 40 anos em um cenário completamente diferente do ano anterior, quando havia um governo que não valorizava, sob diversos aspectos, a luta das mulheres. " Elegemos um presidente e um governador que revelam compromissos com as causas das mulheres. Está tudo casado, tudo equilibrado para que as mudanças sejam realizadas", garantiu a professora e também doutora.


Participaram ainda, as deputada Maria del Carman (PT), Fabíola Mansur (PSB) e Cláudia Oliveira (PSD). Todas parabenizaram a direção do Neim e destacaram sua atuação em favor da conscientização das mulheres desde o início da década de 80. Fonte: Ascom/ALBA

Comments


bottom of page