Apresentar as novas músicas e debater a cultura da Bacia do Jacuípe. Esta é a proposta do Festival de Música e Cultura Popular da Bacia do Jacuípe "Canto do Jacuípe", que celebra a sua 4ª edição no próximo fim de semana, dias 6, 7 e 8 de outubro, em Capim Grosso, com apresentações culturais e musicais de 16 municípios, além do show do reggaeman Edson Gomes e seu filho Isaac Gomes.
Realizado pela Câmara Técnica de Cultura da Bacia do Jacuípe, o Festival se inicia com etapas municipais, onde 15 seletivas coordenadas pelos municípios, através de seus departamentos de Cultura, definem seus artistas representantes. Foram 95 inscrições entre bandas, artistas solos, trios e duplas. Deste total, 30 artistas se apresentam na grade competitiva do Festival, em Capim Grosso.
Apoiadora desde a primeira edição do evento, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) garantiu mais uma emenda parlamentar, no valor de R$ 99,160 mil, para a realização do evento. Neusa destacou a importância do Festival para o desenvolvimento da cultura no território. "Esta é uma vitrine de talentos do nosso Território. Uma oportunidade de dar visibilidade aos nosso artistas, ouvir e debater as ideias e reivindicações dos fazedores de cultura popular da Bacia do Jacuípe."
Com o aguardado show de Edson Gomes no sábado (7), o evento se inicia com um inspirador sarau artístico na sexta-feira (6). Além de ser um palco para a expressão artística, o Festival também se destaca como um espaço de debates e compartilhamento de experiências, graças ao 4º Fórum Cultural Territorial que ocorrerá no sábado às 9h. Além disso, os visitantes poderão explorar uma rica variedade de produtos regionais na 4ª Feira Expositiva de Produtos e Serviços da Economia Solidária e Criativa da Bacia do Jacuípe. Para coroar a celebração, no domingo, os participantes desfrutarão da emocionante Mostra da Diversidade Cultural, tornando o evento ainda mais rico e diversificado.
São esperadas caravanas de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço, que fazem parte do Território Bacia do Jacuípe, além de Serrolândia.
O Festival de Música e Cultura Popular da Bacia do Jacuípe "Canto do Jacuípe" começou em 2015 e Pintadas sediou a primeira edição. A segunda cidade sede foi várzea do Poço, em 2017. Em 2022, Ipirá foi a escolhida para sediar o evento.
Comments