O Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta quarta-feira, 22, 05 (cinco) projetos de autoria da deputada estadual Neusa Cadore (PT), dentre eles o PL. 24114/2021, que institui o 24 de fevereiro como Dia Estadual da Mulher na Política. A finalidade é incentivar a participação feminina na atividade política e contribuir na ampliação do número de mulheres nos espaços de poder e de decisão.
Também foi destaque nessa data o Projeto de Resolução que concede o título de Cidadã Baiana a Cleusa Alves da Silva, vice-presidente da Cáritas Brasileira. Ela tem 30 anos de atuação na promoção da justiça social e defesa da vida das pessoas pobres e oprimidas, através da Diocese de Rui Barbosa.
Confira os projetos:
Declara de Utilidade Pública Estadual à Associação Beneficente Nossa Senhora das Dores, com foro jurídico no município de Mairi/BA.
Declara de Utilidade Pública Estadual o CENTRO DE PROMOÇÃO SOCIAL O SAMARITANO DA BAHIA, com foro jurídico no município de Salvador/Ba.
Declara de Utilidade Pública Estadual o CENOC - Centro de Educação e Cultura Nova Canãa, com foro jurídico no município de Salvador/BA.
INSTITUI O DIA 24 DE FEVEREIRO, COMO O DIA ESTADUAL DA MULHER NA POLÍTICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ementa: Concede o Título de Cidadã Baiana a Cleusa Alves da Silva
A vice-presidente da Cáritas Brasileira, Cleusa Alves da Silva, receberá o título de Cidadã Baiana. Ela tem 30 anos de atuação na promoção da justiça social e defesa da vida das pessoas pobres e oprimidas, através da Diocese de Rui Barbosa.
Natural de Catalão-GO, Cleusa formou-se em História e se especializou em Assessoria Bíblica e desde a juventude, engajou-se nas lutas dos movimentos sociais através das Comunidades Eclesiais de Base e das pastorais da Juventude da Igreja Católica. Chegou à Bahia em 1991 onde deu continuidade a sua trajetória militante junto à Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), na Diocese de Ruy Barbosa. Ao longo destas três décadas, tem contribuído para fortalecimento e empoderamento das comunidades, para educação popular e a promoção da cidadania.
Neusa ressalta que a atuação de Cleusa é um testemunho de dedicação e compromisso social. "É muito gratificante reconhecer uma liderança que se destaca na defesa e garantia dos direitos humanos, com participação em importantes processos sociais como as lutas pela água, terra e moradia, bem como pelas políticas de convivência com o semiárido, da Economia Solidária, da agricultura familiar e segurança alimentar".
Comments