A deputada estadual Neusa Cadore (PT) discursou na Plenária de Educação do Programa de Governo Participativo do Território do Velho Chico, liderada pelo pré-candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, no último sábado (16), em Bom Jesus da Lapa. Durante sua fala, Neusa defendeu atenção especial para a educação contextualizada, praticada nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Escolas Famílias Rurais (EFRs).
Autora da Lei n. 13.907/18, que equiparou os direitos dos alunos de EFAs e EFRs aos da rede pública estadual, Neusa lembrou que a primeira audiência de Jerônimo após assumir a Secretaria de Educação do Estado foi justamente para tratar do tema e falou das demandas das juventudes do campo. "Essa semana eu visitei quatro escolas e eu vi que os jovens do campo também querem que as escolas fiquem mais bonitas, como todas do estado, com equipamentos de lazer, com espaço para outras atividades, como música, com academia, com piscina, com estrutura bonita."
"Então nós vamos confiar sim que vai entrar na pauta do próximo do governo, com mais força ainda, o apoio a educação contextualizada que é uma experiência bonita que teve todo o seu acolhimento e que faz a história do nosso estado. Viva o nosso próximo governador viva nossa juventude na educação", concluiu Cadore.
A parlamentar também foi a relatora Lei Estadual 11.352 (de 23 de dezembro de 2008), que instituiu o programa de Apoio Técnico e Financeiro às Escolas Famílias Agrícolas. A lei reconheceu a experiência de educação contextualizada de mais de 45 anos no fortalecimento do semiárido.
Comments