top of page

Final do Campeonato Baiano: O Jacuipense orgulha nossa região


Na tarde deste domingo (10), conheceremos o novo campeão do Campeonato Baiano 2022. Jacuipense e Atlético de Alagoinhas se enfrentam, em confronto de volta da grande decisão da competição.

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) parabenizou o Leão e desejou sucesso na decisão inédita. "O Jacuipense orgulha a nossa região", definiu Cadore.

A bola irá rolar às 16h (horário de Brasília), no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. De um lado, o Leão Grená busca seu primeiro título em 56 anos de existência. O Carcará, por sua vez, quer conquistar sua segunda taça consecutiva, o clube é o atual vencedor do campeonato. No jogo de ida, as duas equipes empataram em 1 x 1, no Estádio Carneirão, em Alagoinhas.


Nesta edição, o Leão sofreu apenas duas derrotas em toda a competição. Em 12 jogos, foram oito vitórias e dois empates. Time que mais venceu no campeonato, tem também o melhor ataque, com 21 gols marcados. O Jacupa chega à decisão com 72,2% de aproveitamento.


História - O clube está prestes a completar 57 anos de história, sendo o único time de futebol profissional da Bacia do Jacuípe em atuação. Foi fundado em 21 de abril de 1965.


Sagrou-se campeão do Campeonato Baiano da Segunda Divisão em 1989, até então seu único título.


Na edição de 2012, foi novamente promovido à primeira divisão do estadual, desta vez com o vice-campeonato.


Em 2014, participou pela primeira vez de um torneio nacional, a Série D. O Leão do Sisal quase se classificou para a Série C 2015, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Confiança de Sergipe.


Em 2015, pela primeira vez a equipe de Riachão do Jacuípe se classificou para disputar a Copa do Brasil. Logo em sua primeira participação no torneio, o Jacuipense fez história e passou da 1ª fase, ao eliminar o Paraná nos pênaltis, mas na fase seguinte foi eliminado pelo Náutico por 2-0.


Em 2019, o Jacuipense conseguiu o acesso inédito á Série C do Brasileiro após derrotar o Floresta pelo placar de 1-0, com gol de Eudair.


Em 2020, o Jacuipense conseguiu sua melhor campanha no Campeonato Baiano, chegando até as semifinais, sendo eliminada pelo Bahia, perdendo o primeiro jogo por 2-0 no Valfredão e empatando em 2-2 no Pituaçu.


Em 2021, o clube fez uma campanha ruim na Série C, na última rodada, mesmo após derrotar o Altos por 3–2, em Salvador, foi rebaixado para Série D.


Hino - Seu hino é diz que o "Leão Grená, a tua força vem dos nossos corações. Leão Grená, a tua garra traz milhões de emoções. Leão Grená, é impossível não vibrar com teu calor.

E é tão forte, é tão forte a emoção. Que haja, haja, haja, haja coração".


Esse momento representa muito esse sentimento de pertencimento, de emoções e força de uma equipe que representa uma região importante para o Estado.

Comments


bottom of page