Itabuna, 17 de dezembro de 2024 – Em contraponto ao aumento nos índices de crimes como tentativa de feminicídio no estado da Bahia, Itabuna recebe uma notícia animadora: a cidade será contemplada com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira. O anúncio foi feito ontem (16/12) durante uma reunião no auditório do Centro de Atenção à Mulher, com a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, e representantes do Conselho Municipal das Mulheres.
O programa, que já conta com uma unidade em Salvador, tem demonstrado resultados positivos, como a redução de feminicídios na capital baiana em mais de 50%, segundo a Secretária Cadore. A nova Casa da Mulher Brasileira em Itabuna oferecerá em um único espaço uma variedade de serviços especializados para mulheres em situação de violência doméstica. A unidade visa garantir atendimento integrado e humanizado, além de promover a redução da violência contra a mulher na região.
Durante a reunião, representantes do Conselho aproveitaram o momento para fazer cobranças e também reconhecer os avanços na rede de atenção à mulher. A presidente do Conselho da Mulher de Itabuna, Célia Evangelista, destacou a importância de se discutir a questão da mulher, e ressaltou que o conselho é um lugar de escuta, que a Secretaria de Políticas para as Mulheres está se aproximando mais do público, e também o quanto é importante a parceria entre sociedade civil e poder público.
A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, comemorou a notícia, salientando que a cidade foi contemplada com essa casa e que as obras deverão começar já em 2025. O equipamento promete ser um importante apoio às mulheres da cidade.
Além do anúncio da Casa da Mulher Brasileira, Neusa Cadore aproveitou a visita para divulgar a segunda edição do Selo Lilás, uma certificação que reconhece empresas e organizações comprometidas com a igualdade de gênero e que atuam para valorizar a presença da mulher no mercado de trabalho.
A reportagem do Bahia Meio Dia acompanhou a reunião e as discussões sobre os avanços na rede de atenção à mulher, em uma iniciativa que visa também o combate à violência e o apoio às mulheres da região.
Comments