Um dos mais importantes veículos de comunicação da Bahia, o Jornal Correio, publicou nesta quarta-feira (25), reportagem especial, destacando as mulheres que estão a frente da Associação Comunitária de Uruçu, povoado do município de Mairi, na Bacia do Jacuípe.
O material aborda questões históricas e culturais que explicam a dedicação das mulheres no ofício de liderar a Associação do Uruçu. Também conta sobre o cotidiano da comunidade e o funcionamento da associação.
A deputada estadual Neusa Cadore (PT), parceira da comunidade, fala importância desse modelo de desenvolvimento.
“Associações são espaços de participação popular e exercício da boa política. É a população organizada politicamente que tem força para provocar as mudanças que as comunidades precisam, sobretudo no semiárido”, explica.
“As mulheres são estimuladas a liderar essas mudanças, pois são as mais atingidas pelos problemas cotidianos. Uruçu é uma de muitas comunidades em que mulheres lideram iniciativas para a geração de renda e melhoria de vida”, aponta Neusa.
O apoio às associações e cooperativas é uma das marcas da atuação deputada Neusa na Assembleia Legislativa da Bahia. São emendas parlamentares, equipamentos, indicações e projetos de leis fruto de diálogos com grupos comunitários.
A Lei 13.908/2018, que garante incentivo do governo do estado na cadeia produtiva do licuri, de autoria de Neusa, é um parceria entre cooperativas, organizações sociais e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa como IFBA, IFBAIANO, UFRB e UNEB.
“É dessa forma que nossas comunidades vão se organizando, através do associativismo e do cooperativismo, em parceria com o Governo do Estado. Assim, vão construindo o verdadeiro desenvolvimento sustentável no semiárido”, finaliza Cadore.
Comments