A Frente Mista Socioambientalista e em Defesa dos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais está prestes a ser lançada na Bahia, com o evento marcado para esta sexta-feira, 04 de agosto de 2023, às 9h, no Auditório Jorge Calmon, Anexo Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa. A iniciativa, que reúne parlamentares, organizações ambientalistas e movimentos sociais, tem como objetivo fortalecer a agenda da proteção ambiental e garantir os direitos das populações, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável.
Entre as principais lideranças que participarão da mesa de apresentação da Frente estão Neusa Cadore, Deputada Estadual; Marcelino Galo, Ex-Presidente da Frente Ambientalista; Edmilton Cerqueira, Secretário Nacional da Secretaria de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais; Eduardo Mendonça Sodré Martins, Secretário Estadual de Meio Ambiente; Ângela Guimarães, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade e dos Povos Tradicionais; Filipe Freitas, Secretário de Justiça e Direitos Humanos; Larissa Neves, Pesquisadora Iniciativa Negra; Valdivino Rodrigues, representante da Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto; Cacique Babau, liderança Tupinambá e representante dos Povos Indígenas; Cláudio Mascarenhas do GERMEN-Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental e coordenador adjunto do FBCA-Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e pela Agroecologia; Renato Cunha, coordenador executivo do Movimento Ambientalista Gambá; Cleidiane Barreto, representante MAB – Movimento de Atingidos por Barragens; Natiele Souza, representante da AATR – Associação de Advogados e Advogadas de Trabalhadoras Rurais; Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional de Artes – Funarte e criadora da Frente Ambientalista de Salvador; Mãe Jaciara, Ialorixá do Ilê Axé Abassá de Ogum e representante dos Povos de Terreiro; e Monica Aragão, Coordenadora Política do NAE - Núcleo de Atuação Estratégica da DPE da Defensoria Pública.
A presença dessas lideranças é de suma importância, visto que a Frente busca enfrentar os desafios da violência no campo e combater as violações dos direitos humanos por meio do diálogo e da cooperação. Para Neusa Cadore, Deputada Estadual, a presença das lideranças é fundamental para discutir e apresentar propostas que visam garantir a proteção ambiental e os direitos dos povos tradicionais, além de valorizar seus conhecimentos e cultura.
Além das lideranças da mesa de apresentação, a Frente também contará com a presença das Matriarcas do Samba do Quilombo Alto do Tororó e Jurema Kaimbé, representante do povo Kaimbé da aldeia Massacará, que desempenham um papel crucial na luta pela preservação do meio ambiente e da cultura dos povos tradicionais. Sua presença reforça a importância da valorização da cultura e do conhecimento desses povos na construção de um desenvolvimento sustentável.
O evento contará com a participação de diversas lideranças, autoridades e referências na área. Ao longo do lançamento, serão apresentadas discussões e propostas de ações que visam enfrentar os desafios da violência no campo e combater as violações dos direitos humanos. Para acompanhar todas as informações do lançamento da Frente Mista Socioambientalista e em Defesa dos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais na Bahia, acesse o site https://www.neusacadore.com.br/frente. Não perca essa oportunidade de participar desse importante evento em defesa do meio ambiente e dos povos tradicionais!
Comments