top of page

Mais de 60 mulheres reúnem-se em Roda de Conversa para discutir desafios eleitorais

Nesta terça-feira, 7 de maio, mais de 60 mulheres, incluindo pré-candidatas a prefeitas e vereadoras, participaram de uma Roda de Conversa on-line sobre a pré-campanha eleitoral para as eleições de 2024. O evento foi coordenado por Julita Trindade e Cláudia Muniz, respectivamente coordenadoras do gabinete e de mulheres do Mandato da Gente. A advogada Sara Mercês mediou a discussão que se concentrou nos desafios da participação feminina na política.



O evento contou com uma apresentação de poesia sobre mulheres na política feita pela poetisa Leticia Oliveira e explorou temas como a evolução das cotas de gênero e o financiamento de campanhas femininas. Embora a deputada Neusa Cadore não tenha podido estar presente devido a questões familiares, sua equipe garantiu uma discussão profunda sobre as estratégias e regulamentos para futuras candidaturas.

Durante a conversa, foram discutidos aspectos vitais como a violência política de gênero, o uso correto dos recursos eleitorais e a importância da representação feminina nos espaços políticos.



A advogada Sara Mercês destacou que a regra de cota de gênero para candidaturas femininas evoluiu ao longo dos anos e agora é obrigatória, com aumento na participação das mulheres nas eleições.


“A regra estabelece que cada partido ou coalizão deve preencher de 30% a 70% das candidaturas para cada sexo. Houve um aumento de 17,5% no número de mulheres eleitas entre 2016 e 2020. Em 2018, o TSE determinou que os partidos reservassem 30% dos recursos do fundo eleitoral para financiar candidaturas femininas,” explicou a especialista.

O evento também ofereceu orientações sobre a preparação necessária para a campanha, desde a documentação até o planejamento estratégico.

0 comentário

Kommentare


bottom of page