"Compromisso com a preservação da identidade étnica dos povos", é o que destaca a deputada estadual Neusa Cadore (PT), em moção de aplausos ao MoviAfro, nesta terça-feira (30), pela realização da 6ª edição do concurso Miss Afro Feira de Santana. O Mandato da Gente participou do evento realizada no último domingo (28) no Centro de Cultura Amélio Amorim, com o tema "a essência de Ivannide Santa Barbara", em homenagem a matriarca do Movimento Negro de Feira de Santana e futura Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
No documento encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, a parlamentar explica que ao longo das seis edições, o concurso já alcançou cerca de mil meninas e mulheres negras, em sua maioria oriundas das periferias e com histórico de luta contra misoginia, machismo, violência doméstica e racismo e que o concurso vai além da estética.
"Ações afirmativas como essas desenvolvidas pela MoviAfro são instrumentos para combater o racismo estrutural em nossa sociedade e combater as desigualdades históricas enfrentadas pela população negra. A promoção do empoderamento da mulher negra é um passo fundamental, mas também precisamos de mais políticas públicas que garantam oportunidades de acesso à educação, ao mercado de trabalho e aos espaços de poder e liderança", aponta Neusa.
Geisa Borges, moradora do bairro Tomba, foi eleita a Miss Afro Feira de Santana 2023 e durante o ano corrente será a representante do Movimento Negro e do MoviAfro nas ações que serão desenvolvidas. Geisa concorreu com mais 156 candidatas se inscreveram e participaram de atividades formativas ao longo de cinco meses.
Neusa destaca ainda que "através da arte, da comunicação, da imagem, da evidencia às personalidades negras em suas atividades, contribui para que a cultura negra seja cada vez mais exaltada. Essa percepção do compromisso com a preservação da identidade étnica dos povos, tem nos motivado a seguir apoiando projetos dessa natureza, especialmente, pelo projeto político que se pauta na disseminação da cultura dos povos africanos."
Comentarios