Nesta quinta-feira, 15 de setembro, se celebra o Dia do(a) Musicoterapeuta. Nesta data, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) apresentou um Projeto de Lei para garantir a utilização da Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Estado da Bahia. Neusa explica que a Musicoterapia vem avançando e ampliando cuidados para atenção a diversos públicos.
"Pode atuar desde o nível mais orgânico, como na reabilitação neuromotora, até tratando doenças como transtornos invasivos de desenvolvimento, autismo e uma série de transtornos mentais, que afetam a capacidade de comunicação. A musicoterapia oferece possibilidades de interação, expressão e produção de significações, com resultados que nenhuma outra abordagem terapêutica alcança", relata a parlamentar.
A deputada ainda aponta que musicoterapeutas utilizam a música e seus elementos sonoros para promoção, prevenção, habilitação, reabilitação, tratamento e qualidade de vida, além de orientar pacientes, familiares, cuidadores, profissionais, instituições e comunidades. A habilidade musical e o conhecimento específico para o manejo clínico e social, além de exerce atividades técnico-científicas, dando atenção qualificada ao seu público assistido. Se aprovado, o projeto de lei tornará obrigatório o uso da Musicoterapia como procedimento terapêutico, em equipe multidisciplinar, no tratamento de pessoas com deficiência, síndromes e/ou do TEA no estado da Bahia, realizadas exclusivamente por musicoterapeutas, qualificados em instituições recomendada pela União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM).
Comments