top of page

Neusa Cadore apresenta Moção de Aplausos pelo espetáculo 'Uma Leitura dos Búzios', do diretor Márcio

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma Moção de Aplausos ao diretor teatral Márcio Meirelles e toda a equipe do espetáculo ‘Uma Leitura dos Búzios’. O espetáculo está em cartaz em São Paulo desde o dia 18 de novembro e é inspirado na Conjuração Baiana, de 1798.

Com uma abordagem que promove múltiplas discussões sobre o Brasil contemporâneo, o espetáculo convoca a uma profunda reflexão sobre as desigualdades raciais, o apagamento da história do protagonismo do povo negro, a democracia e o futuro do país.


No documento encaminhado à Mesa Diretora da Alba, Neusa felicita e parabeniza o diretor Márcio Meirelles, a diretora de movimentos Cristina Castro, o diretor musical João Milet Meirelles, a dramaturga Mônica Santana, todo o elenco e equipe artística, bem como o diretor do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda.


“Uma Leitura dos Búzios encarna o sonho de democracia e liberdade dos nossos antepassados, lembrando, em especial os heróis dos Búzios, (Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento) e os demais anônimos e anônimas que lutaram por direitos, contra a tirania e a opressão, em especial as mulheres que também foram silenciadas na história oficial”, destaca a parlamentar.

O diretor Márcio Meirelles, explica que ‘Uma Leitura dos Búzios’ é uma peça musical, coreográfica, videográfica e textual.

“É um discurso em que as personagens se fortalecem numa voz coletiva: os personagens surgem como corifeus de um grande coro. O texto conduz a um conjunto polifônico, seguindo uma perspectiva do que foi a própria conjuração. Grupos sociais plurais trouxeram suas próprias agendas para o embate e isso se expressa na encenação”.

O espetáculo segue em temporada até fevereiro de 2023.



0 comentário

Comments


bottom of page