top of page

Neusa Cadore participa da 4ª Conferência Interterritorial de Economia Popular e Solidária



Discutir políticas públicas para o fortalecimento da Economia Solidária. Este foi o mote da 4ª Conferência Interterritorial de Economia Popular e Solidária, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana, nesta quarta-feira (28).


O evento contou com a participação da Secretária de Política para as Mulheres da Bahia e deputada estadual licenciada Neusa Cadore e reuniu representantes de municípios do Territórios de Identidade Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Recôncavo, Semiárido Nordeste II e Sisal.



De acordo com Neusa, a conferência marca a retomada do incentivo à participação popular, com o governo Lula e fortalecimento do tema na Bahia. "A Bahia é referência no assunto, porque nós temos, desde 2007 uma superintendência de economia solidária dentro da SETRE. Em 2011, no governo de Wagner foi aprovada a Política Estadual da Economia Solidária, que eu fui relatora", lembrou.

A secretária também aponta a economia solidária como um importante instrumento para a inclusão socioprodutiva de mulheres, que compõem a maioria dos grupos envolvidos. Destacou ainda que a economia popular solidária se conecta com o programa Bahia Sem Fome, como uma ferramenta fundamental para garantir a segurança alimentar e a mobilidade social.



Revisão da legislação


Durante o encontro, se discutiu a necessidade da revisão da Lei Estadual de Economia Solidária e o Governo do Estado se comprometeu em promover um diálogo com o fórum e a Assembleia Legislativa.


"Saúdo o Fórum Baiano de Economia Solidária, que construiu essa proposta junto com o governo para a gente ter a política estadual. Essa política é muito importante porque ela vem ao encontro de várias iniciativas que já existem, em comunidades tradicionais e em territórios de povos originários", celebrou Cadore.

0 comentário

Comments


bottom of page