“Aqui será vivenciado o dia a dia do novo formato de cuidado com as pessoas”, celebrou a deputada estadual Neusa Cadore (PT), na inauguração da Casa de Apoio à Mulher com Câncer (CAMC) e o Centro de Ensino e Pesquisa, junto ao governador Rui Costa e a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, nesta terça (08).
Com a CAMC, as mulheres do interior que fazem tratamento contra o câncer no Hospital da Mulher passam a ter o auxílio e infraestrutura de uma casa de acolhimento. “Um grandioso equipamento, que se soma ao Hospital da Mulher, que só ano passado atendeu a 120 mil mulheres”, apontou a deputada Neusa.
“Aqui será vivenciado o dia a dia do novo formato de cuidado com as pessoas, com muita qualidade e dignidade no atendimento das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e precisam estar perto do Hospital da Mulher”, comemorou Cadore.
Planejada para garantir a continuidade do tratamento de pacientes que residem em municípios distantes de Salvador, a Casa de Apoio oferece hospedagem, terapias ocupacionais, atendimento nutricional e psicológico. O investimento da obra foi de R$ 3,3 milhões. O local tem a capacidade de acolher e hospedar 45 mulheres.
“Os espaços vão dialogar com o Hospital da Mulher e vão buscar abrigar pesquisas sobre os cânceres que envolvem as mulheres e também funcionará como uma casa de acolhimento para a mulher socialmente vulnerável que precisa fazer o tratamento e mora em alguma cidade da Bahia. Agora, ela vai ser acolhida ali durante todo o processo de atendimento”, detalhou o governador.
Neusa ainda destacou o “esforço para trazer a universidade e cada vez mais a saúde caminhe junto com a ciência”. A Casa e o Centro de Ensino e Pesquisa oferecem um serviço integrado em prol da assistência imediata e cuidados paliativos do pacientes, além de um polo de pesquisa sobre o tratamento do câncer. Com investimento superior a R$ 2 milhões, o centro possui um Centro de Processamento de Dados (CPD), salas de reunião e informática, salas de freezers e insumos, midiateca, sala de treinamento e um auditório.
Em tratamento de câncer no Hospital da Mulher, Rosinete Sousa Ribeiro, 51 anos, moradora do município de Ruy Barbosa, destacou a importância do acolhimento que a unidade vai oferecer. “Para mim, que não resido em Salvador, o custo de me manter aqui, durante o tempo de tratamento, é muito alto, mas agora eu vou receber essa grande ajuda na minha vida”, comemorou.
Fonte: Secom/GovBA
Comments