Uma celebração à cultura e produção de conhecimento da lusofonia afro-brasileira. Assim foi a Sessão Especial em comemoração dos nove anos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na Bahia, na manhã desta sexta-feira (5), na Assembleia Legislativa da Bahia. Com a presença da deputada estadual Neusa Cadore (PT), o evento foi proposto pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).
Com a participação de parlamentares, secretariado estadual e estudantes e docentes, brasileiros e de países africanos de línguas portuguesa, a comemoração do aniversário do Campus dos Malês da UNILAB, em São Francisco do Conde, na Bahia trouxe a importância dos povos africanos para a construção do Brasil, e apontou para a importância do combate ao racismo e a redução da desigualdades.
Em sua fala, a deputada Neusa destacou a reparação histórica promovida pelo presidente Lula e o quão significativa é a experiência da UNILAB num país que teve quatro séculos de escravidão.
"Uma instituição que acredita no diálogo, na interculturalidade, no convívio que deve ser um exercício de um mundo novo. A cada dia mais, mostrando que os povos do mundo podem sair dessa necropolítica", apontou.
A UNILAB
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil, com sede na cidade de Redenção, estado do Ceará. Foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011. De acordo com a legislação, a Unilab tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.
As atividades administrativas e acadêmicas da Unilab se concentram nos Estados brasileiros do Ceará e da Bahia. No Ceará, a universidade conta com unidades nos municípios de Redenção e Acarape. Na Bahia, a Unilab está presente no município de São Francisco do Conde.
Confira a fala da deputada Neusa:
Comments