top of page

Neusa defende piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara para manifestar apoio à aprovação do projeto de lei (PL 2564/20), do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Ao defender a aprovação do piso salarial da enfermagem, Neusa acredita que "as trabalhadoras e trabalhadores atuam na linha de frente em todas as demandas da saúde e dedicam suas vidas pelos outros. Vamos continuar pressionando para que vire lei".

Piso salarial


O projeto foi aprovado por unanimidade no Senado. Pela proposta, o enfermeiro terá um piso mínimo de R$ 4.750, os técnicos de enfermagem 70% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiras 50% desse valor.


O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.


Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), são mais de 2,6 milhões de trabalhadores ativos no Brasil nos quatro segmentos da enfermagem, sendo 642 mil enfermeiros, 1,5 milhão de técnicos, 440 mil auxiliares e 440 parteiras. A entidade alerta que o profissional pode ter registro em mais de um segmento.


Fonte: Agência PT

0 comentário

Comments


bottom of page