A deputada estadual Neusa Cadore (PT) que tem se destacado pela defesa de uma educação de qualidade para os alunos do campo na Bahia, comemorou a publicação no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (17), da liberação do repasse de R$ 9.689.301 para manutenção, custeio e desenvolvimento das ações educacionais de cinco Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR) da Bahia.
As unidades receberam o aditivo por já terem suas contas aprovadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), bem como entregaram documentação e plano de trabalho. O repasse está inserido no montante de R$ 47,4 milhões previstos para o total das 30 EFAs e três CFR.
Com experiência na área, a parlamentar tem lutado incansavelmente para garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação digna e que contemple as particularidades do contexto rural. Através do Mandato da Gente, Neusa propõe leis, debate projetos e se articula com parlamentares e movimentos sociais para ampliar as políticas públicas voltadas para as escolas do campo. Entre suas principais bandeiras estão a valorização dos professores, a melhoria da infraestrutura das escolas, o transporte escolar de qualidade e a inclusão digital.
"Quero parabenizar a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, que anunciou a liberação de recursos para as escolas do campo. A medida é resultado de um diálogo entre nosso mandato, as escolas e o governo, que reconheceu a importância de investir na educação dessa parcela da população.", parabenizou Cadore.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou por vídeo publicado em suas redes sociais, que o recurso já foi repassado às instituições.
"Já está na conta o dinheiro de cinco Escolas e Casas. No total são 33, então vamos continuar trabalhando para que a gente possa, ainda no mês de março, no máximo em abril, fazer o depósito desse recurso na conta de todas as escolas", declarou.
As escolas do campo contempladas, neste primeiro momento, são: Associação das Famílias Agrícolas de Paramirim (AFAPA); Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA); Associação da Escola Família Agrícola de Angical (AEFAA); Associação Escola Família Agrícola de Boquira (AEFAB); e Associação Beneficente Promocional Agrícola de Riacho de Santana (ABEPARS).
Com essa iniciativa, espera-se que as escolas do campo possam realizar melhorias em suas infraestruturas, adquirir mais recursos didáticos e tecnológicos, proporcionando aos alunos e professores uma educação de qualidade, inclusiva e contextualizada. Os itens novos que podem ser financiados são: máquina agrícola, bens permanentes (desde que associados à dinâmica da Pedagogia da Alternância) e combustível.
Diante deste cenário, o mandato da deputada Neusa Cadore se fortalece ainda mais, já que sua luta em prol da educação do campo vem sendo reconhecida e apoiada pelo governo estadual. Enquanto representante do povo, ela segue empenhada em dar voz às demandas da população rural e defendendo os direitos das comunidades do campo.
留言