A deputada estadual Neusa Cadore (PT), participou do Ato em Memória aos Mártires do Massacre de Eldorado dos Carajás, com o tema "Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente", na manhã desta segunda-feira (17). Realizado pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), o ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária.
Em sua fala, Neusa destacou a luta das centenas de trabalhadoras e trabalhadoras sem terras presentes no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia.
"O estado da Bahia tem uma dívida com a regularização fundiária. Seguiremos fortes e alertas, apoiando esta justa luta pelo acesso à terra", destacou a parlamentar.
Cadore ainda utilizou sua fala para se solidarizar com os três trabalhadores atingidos por disparos de armas de fogo efetuados por pistoleiros, na última terça-feira (11), no município de Correntina. A ação ocorreu durante a realização de um mutirão no Fecho de Pasto do Cupim, onde participavam cerca de 20 pessoas.
O Massacre de Eldorado dos Carajás
Em 17 de abril de 1996, no sudeste do Pará, cerca de 1.500 sem terra chegaram ao local conhecido como curva do S, com o objetivo de ir até Belém para reivindicar um terreno ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), quando foram cercados e atacados por 155 policiais militares. 21 sem terra foram brutalmente assassinados e 79 ficaram feridos. As imagens de terror foram televisionadas.
Comentários