top of page

Neusa participa de entregas de equipamentos e assinatura de convênios para o Território do Jacuípe

Na manhã desta segunda-feira (14), a deputada estadual Neusa Cadore (PT) participou da entrega de diversos equipamentos e assinatura de convênios para municípios do Território do Jacuípe, em Pintadas. O evento contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR).

O fortalecimento da agricultura familiar do Jacuípe foi o grande objetivo das entregas e convênios. São caminhões e veículos utilitários para associações e cooperativas de Baixa Grande, Pintadas e Várzea da Roça, além convênios para a implantação e construção de equipamentos no município de Pintadas.

“Hoje é um dia muito especial aqui no território do Jacuípe, no município de Pintadas. É dessa forma que o nosso Território do Jacuípe vai se organizando. Através do associativismo, do cooperativismo, com a parceria do governo do estado. Construindo realmente o desenvolvimento sustentável no semiárido”, destacou Neusa Cadore.

O prefeito de Pintadas, Walcy Rios (PT), também comemorou o apoio dado aos agricultores familiar. Além das entregas para as cooperativas, foram firmados convênio para a construção de uma sala de desossa no mercado do município e implantação de um centro de comércio animais. “Foram vários investimento em logística que vai permitir o transporte do produto do agricultor familiar para o beneficiamento. Então, de fato é um dia de festa para as nossas cooperativas. A gente parabeniza aí a todos pelo esforço, o apoio da deputada Neusa, o deputado Afonso Florencio”, comemorou.


Outro convênio assinado em parceria com a CAR tem como objetivo implementar uma unidade de classificação de ovos no município. Wilson Dias, presidente da CAR explica como vai funcionar. “Hoje as nossas galinhas de quintal, as chamadas galinhas caipiras, não tem sua produção de ovos certificada pra ser comercializada nos supermercados. Com esse entreposto, que nós estamos fazendo aqui pela primeira vez em Pintadas, esses ovos vão poder ser analisados, lavados, qualificados, embalados e aí a gente vai ver esses ovos da agricultura familiar ocupando as principais prateleiras de supermercado de toda a Bahia e do Brasil”, projeta Wilson.


Presidenta da cooperativa Ser do Sertão, uma das cooperativas contempladas, Valdirene Santos, celebrou a conquista de uma pick-up e um caminhão. “Vai atender não só os dezesseis municípios do território, mas vai atender vários territórios que a gente tá integrado, como Diamantina, o Sisal e todo o estado, inclusive os mercado público e privado. Entregando polpa produzida em Pintadas, pelos cooperados de do nosso município, e fortalecendo a economia geral do nosso território.”



Comments


bottom of page