Para ela, compete ao poder público a adoção de medidas eficazes capazes de minimizar os problemas decorrentes da falta de água, de forma a não comprometer o abastecimento à população.
"A situação é ainda mais preocupante em muitos municípios baianos, em que o nível dos mananciais é reduzido, a água é escassa e os períodos de estiagem são longos”, acrescentou a parlamentar, no documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com a deputada, em Andorinha, localizada a 430 Km da capital, as chuvas são poucas e a estiagem já afeta a agricultura, sobre a qual está fortemente assentada a economia do município.
"A população de Fundo de Pasto Travessa de Pedra, tem utilizado até para consumo humano a água do abastecimento de carro-pipa, diante da escassez na localidade, demonstrando que a construção de uma barragem hoje, se torna inadiável, para garantir um direito fundamental e essencial à vida humana que é o acesso à água”, defendeu.
Ao concluir a justificativa, Neusa Cadore lembrou que “tal obra consiste em medida de promoção da dignidade da pessoa, de inclusão e do pleno desenvolvimento das funções sociais, vez que a água deve ser acessível a todos” e foi uma reivindicação do líder comunitário local Basílio Reis.
Comentarios