top of page

Neusa pede instalação de NEAMs em Bom Jesus da Lapa, Jacobina e Santa Maria da Vitória


A deputada Neusa Cadore (PT) defende a instalação do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Jacobina e Santa Maria da Vitória. As solicitações foram feitas através de indicação parlamentar endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (28).


Nos textos encaminhados à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Neusa justifica que a violência doméstica e familiar contra a mulher representa uma das principais formas de violação dos direitos humanos e “decorre diretamente dos valores machistas e conservadores, historicamente arraigados em nossa sociedade de cultura patriarcal.”


A parlamentar informa que em 2020, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram recepcionadas 105.671 denúncias de violência contra a mulher, por meio da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e o Disque Direitos Humanos (Disque 100), e deste total, 4.290 denúncias (5,6%) foram originadas do Estado da Bahia. Outro dado a ser considerado é a quantidade de mulheres vítimas de feminicídio no Estado, das 181 mulheres assassinadas, 70 foram decorrentes de contexto de violência doméstica ou misoginia, levando o estado a ocupar o 3º lugar no Brasil, conforme levantamento anual feito pela Rede de Observatório da Segurança.


A ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA aponta o importante papel desempenhado pelo Governo do Estado na consolidação de políticas públicas para as mulheres, destacando-se no combate à violência, com as campanhas educativas e a interiorização das Delegacias Especializadas, além de instituir desde 2015 a Ronda Maria da Penha.


Cadore defende que os Núcleos Espaciais de Atendimento à Mulher, nas sedes da Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior - COORPIN, instituídos pelo Governo do Estado precisam chegar a mais cidades do interior. "Apesar de serem cada vez menos aceitas socialmente, as práticas violentas contra a mulher, permanecem irradiando, fazendo vítimas e silenciando mulheres, principalmente, nas formas mais brandas de agressão", aponta.


A cidade de Bom Jesus da Lapa possui população estimada de 69.662 habitantes, Jacobina 80.749 e Santa Maria da Vitória 39.775. Os três municípios são referências comerciais e de serviços públicos em suas regiões. Todas sediam uma COORPIN, mas nenhuma delas possuem NEAMs instalados, apesar de possuírem requisito para a implantação.

Comments


bottom of page