top of page

Neusa propõe criação de Frente Parlamentar pelas Comunidades Tradicionais da Bahia

Atualizado: 1 de ago. de 2023


Reunião na comunidade de Cachoeira, em Santana

Em visita à comunidade de Cachoeira, no município de Santana, a deputada estadual Neusa Cadore (PT), se reuniu com com os usuários do Fecho do Destocado, nesta segunda-feira (18). No encontro a parlamentar propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Garantia do Território dos Povos e Comunidades Tradicionais. A comunidade tem sido vítima de violência e na última quinta-feira (14), foi surpreendida com suas casas destruídas, queimadas e agressões por cerca de 10 homens encapuzados armados expulsando os moradores de suas residências.


Com a presença da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA), do Movimento Mulheres Camponesas e do Coletivo de Fundo e Fecho de Pasto de Santana, a parlamentar ouviu as demandas da comunidade e o apelo por uma solução urgente para os conflitos na região.


"Essa comunidade recentemente passou por uma violência inaceitável. Duas casas foram invadidas durante a noite e os pertences foram queimados. Essa situação precisa de providências urgente, nós não podemos aceitar a convivência com esse tipo de violência. Essas famílias tem certificação como comunidades tradicionais", lamentou Cadore.

Representante do Coletivo de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, Marcos Rogério explicou a urgência da demanda. "Hoje uma das principais lutas nossa aqui é que ter o título em definitivo desses territórios, porque esses territórios eles tem uma importância muito grande, não só para a preservação ambiental, mas a preservação cultural, o nosso modo de vida e a garantia das águas efetivamente". A pauta foi reforçada pelo líder da CPT, Samuel Brito. "Nós tivemos a oportunidade de hoje estar com a deputada Neusa Cadore ouvindo o clamor desse povo e buscando construir encaminhamentos com a proposta de uma frente dentro da Assembleia Legislativa da Bahia pra defender o direito dos povos e comunidades tradicionais na luta pelos seus territórios", apontou.

Mais de 50 entidades e movimentos sociais encaminharam um ofício destinado às autoridades do poder público relatando a violência sofrida contra à comunidade de Fecho de Pasto do Destocado, na madrugada da última quinta-feira (14), conforme o Boletim de Ocorrência 00396877/2022-A01, realizado na 1ª Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória.


Comments


bottom of page