top of page

Neusa saúda o Esporte Clube Jacuipense que comemora 57 anos com o vice campeonato estadual


A deputada estadual Neusa Cadore apresentou uma Moção de Aplauso ao Clube Esporte Jacuipense, pela excelente campanha no Campeonato Baiano de Futebol, conquistando o 2º lugar. No último domingo, 10 de abril de 2022, disputou a final do Baianão, conquistando o vice-campeonato, após uma campanha emocionante, aguerrida e inspiradora na disputa estadual.


Essa trajetória brilhante do Jacuipense é pra ser comemorada. Parabenizar todos os atletas, a sua torcida que fez uma linda festa e toda diretoria na pessoa do seu presidente Gegê Magalhães. Na próxima semana vamos celebrar cinquenta e sete anos de história do clube e a nossa região brinda Riachão com esse desempenho no Campeonato Baiano de Futebol”, destacou Cadore.

Na edição da competição, o Leão do Sisal sofreu apenas três derrotas em toda a competição. Em 13 jogos, foram oito vitórias e dois empates. Por várias rodadas da competição, o time permaneceu líder, com 100% de aproveitamento, apresentando o melhor ataque e segunda melhor defesa na liderança sem sofrer nenhuma derrota.


A parlamentar apresentou ainda na Moção um trecho do hino do clube. "Leão Grená, a tua força vem dos nossos corações. Leão Grená, a tua garra traz milhões de emoções. Leão Grená, é impossível não vibrar com teu calor. E é tão forte, é tão forte a emoção. Que haja, haja, haja, haja coração. Esporte! Esporte! É campeão! Olê, olê, olê, olê, olá. Sempre será! Olê, olê, olê, olê, olá. E a história vai gravando sua glória. És o povo, és a gente. Esporte Clube Jacuipense!”

Para Cadore o Leão do Sisal carrega sobretudo, a importante missão de abrir portas para novos atletas e treinadores, revelando talentos para os times maiores. “Além de contribuir com a movimentação da economia do município com despesas de hotéis, alimentação, transporte das delegações e até mesmo de torcedores, garantindo emprego e renda para centenas de profissionais”, enalteceu a deputada Neusa.

A 4ª secretária da Assembleia Legislativa elogiou ainda o show de cobertura da TVE Bahia com 46 jogos ao vivo e lembrou que essa ocasião demonstra o sentimento de pertencimento, de emoções e força de uma equipe que representa uma região importante para o Estado. “Esse momento revela por todos os lados a influência do esporte na geração de emprego e renda, cultura, lazer e, principalmente a cumplicidade com seu povo e sua gente”, finalizou Neusa.


História - O Esporte Clube Jacuipense, Leão Grená, Leão do Sisal ou Jacupa foi fundado em 21 de abril de 1965, sendo o único time de futebol profissional da Bacia do Jacuípe em atuação.


Destaca-se que o Clube conquistou o 1º lugar do Campeonato Baiano da Segunda Divisão em 1989. Em 2012, foi novamente promovido à primeira divisão do estadual, desta vez com o vice-campeonato, tendo apresentando uma excelente campanha no ano de 2020, quando chegou até as semifinais, mas foi eliminado pelo Bahia.


O Campeonato Baiano de Futebol é o mais antigo do Nordeste brasileiro e desde então vem sendo disputado ininterruptamente. A partir de 1954 os clubes do interior passaram a participar do campeonato, demonstrando a interiorização da competição que se torna mais inclusiva, vez que possibilita a revelação de novos atletas, incentivo ao esporte amador e segurança e adequação da infraestrutura de estádios.


A nível nacional, a agremiação esportiva participou pela primeira vez disputando a Série D, no ano de 2014. O Leão do Sisal quase se classificou para a Série C, em 2015, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Confiança de Sergipe. Em 2019, o Jacuipense conseguiu o acesso inédito à Série C do Brasileiro após derrotar o Floresta pelo placar de 1-0, com gol de Eudair.


Em 2015, pela primeira vez a equipe de Riachão do Jacuípe se classificou para disputar a Copa do Brasil. Logo em sua primeira participação no torneio, o Jacuipense fez história e passou da 1ª fase, ao eliminar o Paraná nos pênaltis, mas na fase seguinte foi eliminado pelo Náutico.

Comments


bottom of page