top of page

"O Teatro Vila Velha é um patrimônio de todo o Brasil", celebra Neusa


A deputada estadual Neusa Cadore (PT) parabeniza o Teatro Vila Velha pelos seus 59 anos. Em Moção de Congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta segunda-feira (31), a parlamentar destaca a importância deste histórico equipamento de Salvador para a cultura baiana e brasileira.


Criado a partir de muita mobilização popular, em 1964 pela Sociedade Teatro dos Novos, o Teatro Vila Velha foi inaugurado no dia 31 de julho de 1964, em pleno período de ditadura militar e acolheu movimentos culturais e sociais, como o Tropicalismo, e as lutas estudantis da década de 1970. O antológico show denominado "Nós, Por Exemplo", que revelou para o Brasil nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé, aconteceu no Vila, pouco após sua inauguração. No fim dos anos 1990, passou por uma completa reforma e desenvolveu diversos projetos,como a Companhia Viladança, o Bando de Teatro Olodum, dentre outros.


No documento encaminhado à ALBA, Neusa aponta o caráter social do teatro.

"O Vila tem sido espaço de revelação e formação de inúmeros talentos que a Bahia orgulhosamente exportou para o Brasil e o mundo, seja no teatro, na dança ou na música. Além disso, é importante destacar diversidade, abrindo suas portas aos segmentos historicamente excluídos, e sendo palco de lutas contra o racismo, o machismo, as desigualdades e as violações de direitos."

"O Teatro Vila Velha é um patrimônio não apenas do povo baiano, mas de todo o Brasil. A cultura é a alma de um povo, e com espaços como este, continuaremos a brilhar e a emocionar o mundo com nossa arte e criatividade. Nosso mandato estará sempre ao lado, nas lutas travadas em prol do teatro, para resgatar e valorizar este espaço e os artistas baianos. Que esta celebração seja apenas o início de muitas outras conquistas no ensejo desse importante data", finaliza a parlamentar.

Comments


bottom of page