Nesta terça-feira: 1º de março de 2022
Programa: Conexão Chapada
Apresentação: Almiro Júnior e Marcone Macedo
Horário: 8h15
Pautas em defesa dos direitos das mulheres
Autora das leis:
13.445 - Que obriga a fixação de placas informativas dos serviços da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e do Disque Denúncia de Violações aos Direitos Humanos (Disque 100) em estabelecimentos de acesso público.
14.278 - Que obriga os condomínios residenciais do Estado da Bahia a comunicar ocorrência de casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos;
14.343 - Que reconhece empresas que promovam ações de valorização da Mulher e enfrentam as desigualdades de gênero no ambiente de trabalho;
14.458 - Que instituiu o 24 de fevereiro como Dia Estadual na Mulher na Política. O objetivo é incentivar a participação feminina na atividade política e ampliação do número de mulheres nos espaços de poder e de decisão.
Pautas direcionadas para Ipirá e Bacia do Jacuípe
No último mês de fevereiro, se reuniu com a Delegada Geral, Heloisa Brito, e representantes dos municípios de Ipirá e Mairi para tratar de iniciativas de enfrentamento da violência familiar e doméstica contra a mulher.
A deputada também é autora de indicação da unidade fixa da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em Ipirá (IND/20.328/2013).
Recentemente solicitou a implantação da Ronda Maria da Penha no município (IND/25418/2021).
Autora da Indicação (25.521/2021) para levou a DEAM Itinerante para Ipirá em novembro de 2021.
Neusa Cadore é natural de Santa Catarina e chegou à Bahia em 1984 para desenvolver um trabalho missionário em Comunidades Eclesiais de Base. Foi prefeita de Pintadas por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004). Sua atuação em parceria com os movimentos sociais transformou o pequeno município em uma referência do modo petista de governar no Brasil, pelo modelo de gestão compartilhada e pelo conjunto de ações de convivência com o semiárido.
Em 2006, foi eleita Deputada Estadual, levando para o Legislativo sua experiência nas lutas populares e no executivo. 4ª Secretária, Neusa é a primeira mulher a ser eleita para a Mesa Diretora da Alba. Participou de várias Comissões Parlamentares, exerceu a vice-presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural, a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher e da Comissão de Direitos Humanos, e atualmente acumula a Liderança da Bancada Feminina da Assembleia, a vice-presidência da Comissão dos Direitos da Mulher e a coordenação da Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher.
Neusa é uma mulher de luta, cuja história é pautada pela defesa da justiça social e da igualdade de direitos, pela transparência e ética. Neusa foi reeleita três vezes (2010, 2014 e 2018) e ao lado do governador Rui Costa, a parlamentar continua trabalhando para garantir uma vida digna e justa para todos e todas.
Comments