"Cada ser humano é uma luz, mas a juventude tem uma luz muito forte", destacou a deputada estadual Neusa Cadore (PT), no último encontro da primeira etapa do SEMEAR, curso de formação política voltada para as juventudes, rural e urbana, realizado pelo seu mandato. Sob o tema "Esperançando novos caminhos!”, o encontro reuniu jovens de diversas partes da Bahia, nesta quinta-feira (2).
A mediação desta edição ficou por conta de Drica Vilas Boas, assessora de juventude do Mandato da Gente, da deputada Neusa, e do ator, cantor e compositor Seu Ei, ambos de Pintadas. A mesa contou com a participação de Paolla Miguel, vereadora de Campinas-SP e única mulher LGBTQIA+ a ocupar este cargo na cidade; de Maria Marighella, vereadora de Salvador, atriz e gestora cultural; e da deputada estadual Neusa Cadore.
O último encontro da etapa virtual do SEMEAR começou com depoimentos de quem acompanhou o projeto desde o início. Foram os casos de Luzia, da comunidade quilombola de Agreste, em Santa Maria da Vitória; Roberval e Adailton da Pastoral da Juventude do Meio Popular de Ipirá; Lídia, de Itaitê; e Luciana Borges, de Baixa Grande. Todas as falas convergiram sobre a importância da troca de experiências com juventudes tão variadas e de tantas partes do Brasil.
Antes da formação da mesa, o momento cultural trouxe a voz potente de Karol Santiago, cantando clássicos da MPB, "Como Nossos Pais", de Belchior, e "Apesar de Você", de Chico Buarque. Seu Ei declamou uma música de sua autoria, "Amanhã", convidando todos a "Prosperar, sorrir e cantar".
Abrindo a mesa, Paolla Miguel, única mulher LGBTQIA+ a ocupar a câmara municipal de Campinas destacou que apesar das dificuldades, candidaturas apontam novos caminhos.
"A gente acende a esperança de que existe um movimento da sociedade que quer essa renovação, que quer uma cara nova, que a gente possa oxigenar, principalmente, o modelo que a gente enxerga de política", apontou.
A 'vereatriz' Maria Marighella falou sobre o processo de transição da sociedade e o papel da juventude.
"É o processo de transição política. Do golpe para um projeto autoritário, e agora um projeto de construção de democracia. Nós não queremos apenas as representações, ou as caras, ou os corpos da juventude. Nós queremos a alma, a agenda, a fúria, a selvageria. Esse corpo é insurgente que só a juventude é capaz de nos dar e nos contagiar. Nós queremos o futuro reivindicado pelas vozes que querem o futuro", provocou.
A deputada Neusa falou da experiência do SEMEAR e da expectativa do fortalecimento dos coletivos de cada município.
"Essa semente foi colocada com muito carinho, foi regada e está sendo cultivada. Em cada município da Bahia, tem muitos coletivos e muitos territórios, a semente vai prosperar e vai dar mais força ainda, principalmente para as nossas juventudes. Nós estamos à disposição pra continuar construindo juntos e juntas, encontrando o melhor caminho pra continuar esse percurso."
"Eu sei que a luta política acontece em vários espaços, mas ainda há uma sub-representação das mulheres, mais ainda das juventudes e movimentos. É preciso fazer essa reparação. A gente já está pensando lá na frente. Essa juventude com tanto sonho, com rebeldia, precisa ocupar os espaços de poder, onde a gente estuda, onde a gente faz o debate da política pública. É extremamente importante para que a gente construa a democracia de fato", finalizou a parlamentar.
O Curso SEMEAR, a partir de agora se encaminha para para uma fase descentralizada. A organização do curso entrará em contato com os participantes com o objetivo de construir ou fortalecer coletivos locais, com encontros presenciais, caso haja condições sanitárias.
Comments