top of page

“Vão comandar pastas fundamentais para o desenvolvimento”, diz Neusa sobre mulheres no governo

A deputada estadual Neusa Cadore parabenizou a indicação das três primeiras mulheres para o Governo da Bahia. As três mulheres foram anunciadas por Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feria (19).


"A participação das mulheres é fundamental em todas as esferas da sociedade e para avançarmos nas agendas de garantia de direitos. Quero saudar as primeiras secretárias anunciadas pelo nosso Governador Jerônimo. Essas companheiras têm história e vão comandar pastas fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado. Parabéns, Adélia Pinheiro (Educação), Roberta Santana (Saúde) e Fabya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social). Estamos juntas nessa luta!", cumprimentou Neusa.

Conheça o perfil das três secretárias anunciadas por Jerônimo:


Saúde (Sesab)

Roberta Santana, 45 anos, natural de Feira de Santana (BA)

Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde (Sesab) desde 2019, Roberta Santana ocupa funções estratégicas de gestão no Governo do Estado desde 2007. Nos últimos 16 anos, foi assessora de planejamento e gestão da Embasa e da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB); diretora-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur); coordenadora da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); diretora-geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC) na gestão do então secretário Jerônimo Rodrigues; e, por fim, diretora-geral da Sesab, cargo que exerceu antes de assumir a Chefia de Gabinete da pasta.

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestre em Administração Estratégica (UNIFACS-2009), Roberta Santana é especializada na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica. Membro do Grupo de Trabalho de Transição Governamental, Roberta Santana exerceu papel importante na elaboração da proposta de reforma administrativa do Governo do Estado, já aprovada pela Assembleia Legislativa.


Educação (SEC)

Adélia Pinheiro, natural de Itabuna (BA)

Reitora por duas gestões consecutivas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro é professora concursada da instituição, localizada em Ilhéus, desde 1990. Secretária estadual da Saúde (Sesab) do Governo do Estado desde fevereiro de 2022, ela também foi titular da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), entre maio de 2019 e fevereiro deste ano. Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Adélia é mestre em Saúde Coletiva pela mesma instituição e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).


Assistência e Desenvolvimento Social (Seades)

Fabya Reis, natural de Itamaraju (BA)

Graduada em Administração, com foco nas dinâmicas do terceiro setor, Fabya Reis iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atuou durante 13 anos na organização de projetos de formação de lideranças, desenvolvimento social, organização de cooperativas e associações rurais. Possui mestrado em Sociologia e Doutorado e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


Após atuar em cargos de gestão na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), na gestão do ex-governador Jaques Wagner, e na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Fabya assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e tem trabalhado para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Fabya também é membro do Grupo de Trabalho de Transição Governamental e participou da elaboração da proposta de reforma administrativa do Governo do Estado, já aprovada pela Assembleia Legislativa.

Comments


bottom of page