top of page
Foto do escritorRadiojornalista Paulo Marcos

Bahia conta com Frente Parlamentar Mista Socioambientalista e dos Povos e Comunidades Tradicionais

Na manhã desta sexta-feira (4), a cerimônia de lançamento da Frente Socioambientalista e de Defesa dos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), contou com lideranças de várias regiões da Bahia, que mobilizou-se para defender questões ambientais, como a água e a terra, bem como o território das comunidades tradicionais, como fundo e feixo de pasto e comunidades indígenas.

A presidente da Frente Parlamentar Mista, deputada Neusa Cadore, destacou durante o evento a importância do engajamento da sociedade.

"A Frente é um grande instrumento de luta na defesa do meio ambiente, dos territórios, dos agricultores familiares e dos povos e comunidades tradicionais, que enfrentam múltiplos riscos e ameaças. É fundamental que toda a sociedade se envolva para discutir e promover ações concretas em prol da justiça social. Isso é especialmente relevante neste momento em que o nosso país volta a liderar essa agenda globalmente, e o Governo da Bahia assume compromissos com esses segmentos", ressaltou Neusa Cadore.

O secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, que também esteve presente na cerimônia, compartilhou sua satisfação em fazer parte desse evento. Ele destacou,

"É um momento de felicidade poder, como secretário desde o dia 1º de janeiro, colocar a Sema de volta nessa mesa. Eu me comprometi com a promotora Luciana Cury de reintegrar a secretaria e o Inema às Fiscalizações Preventivas Integradas. Também pactuei com a deputada Neusa e com o secretário Afonso, a quem tenho grande apreço e carinho, para retomarmos as discussões e trabalharmos juntos na construção de políticas públicas."

A Frente Socioambientalista foi estabelecida pelo ex-deputado Marcelino Galo, a mais de 12 anos, para funcionar como um espaço de interação e debate, unindo parlamentares, organizações ambientalistas e movimentos da sociedade civil.


Neste ano, a defesa dos territórios de povos e comunidades tradicionais foi incorporada à pauta de trabalho, com o intuito de fortalecer o debate sobre a proteção ambiental e a garantia dos direitos das populações envolvidas.

"Ressaltamos a importância do compromisso do presidente Lula com a pauta ambiental e do protagonismo do Brasil em relação à agenda global, bem como do governador Jerônimo, que já iniciou o diálogo e se comprometeu com a pauta da regularização fundiária e da garantia da segurança para as comunidades que têm sido alvo de conflitos graves", ressaltou Cadore.

Histórico - O Legislativo baiano já havia instalado a Frente em abril deste ano, a partir de requerimento do deputado Robinson Almeida e assinado por 32 dos 63 parlamentares. O objetivo principal é acompanhar as proposições legislativas relacionadas ao tema e promover ações que fortaleçam o desenvolvimento sustentável no estado, garantindo os direitos das comunidades tradicionais.



Comments


bottom of page