top of page

Neusa defende Assistentes Sociais e Psicólogos nas Escolas

Parlamentar é autora de projetos e indicações sobre o tema desde 2015


Na última semana, o jornal Folha de São Paulo divulgou os resultados de uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann, Itaú Social e BID, que mostrou a necessidade de apoio psicológico nas escolas. Segundo o diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da fundação, Daniel de Bonis, temas como depressão, violência e abuso de substâncias geram uma demanda que as escolas não têm como resolver sozinhas.


Desde 2015, a deputada Neusa Cadore vem pautando esse tema, em diálogo com os movimentos sociais e com as organizações das categorias de psicólogos e assistentes sociais. Naquela ocasião, a deputada apresentou uma proposta dispondo sobre a presença desses profissionais nas escolas e em 2022, com a aprovação da Lei Federal nº 13.935/2019, que determina a inclusão de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas, Neusa solicitou a regulamentação da medida no estado.


“A regulamentação da lei é essencial para garantir que profissionais da educação, crianças e adolescentes tenham acesso a esse suporte tão importante para fortalecer o processo de aprendizagem, para prevenir e combater a violência nas escolas e promover um ambiente acolhedor e seguro para todos e todas”, afirma a deputada.

Ao longo do Mandato foram realizadas diversas atividades, a exemplo da comemoração dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no país, Audiências em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e discussões onde foram apresentadas outras pautas, como a fixação do piso salarial das categorias de assistentes e psicólogos, além de outras ações de valorização profissional.

0 comentário

Comments


bottom of page