Governo confirma Batalhão da Polícia Militar em Jacobina após indicação da deputada Neusa Cadore
- Paulo Marcos
- 26 de ago.
- 2 min de leitura
O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa um pacote de quatro projetos de lei para fortalecer a segurança pública no estado. Entre as medidas, está a criação de novos comandos regionais da Polícia Militar, que contemplarão municípios estratégicos como Irecê, Alagoinhas, Jequié, Salvador, região metropolitana e Jacobina.
A novidade marca a vitória de uma luta histórica pela implantação de um Batalhão em Jacobina, resultado da indicação feita em março de 2023 pela deputada licenciada Neusa Cadore (hoje secretária de Políticas para as Mulheres). O pedido foi apresentado ao governador após solicitação do ex-vereador Rone Martins (Rone do Junco), que protocolou a demanda junto ao seu mandato.

Segundo Neusa, a transformação da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Batalhão é fundamental para ampliar o efetivo, fortalecer a estrutura organizacional e garantir mais presença do Estado. “Isso permitirá o planejamento e execução de políticas de segurança mais eficazes, com maior integração entre os órgãos, além de levar mais tranquilidade à população de Jacobina e de toda a região”, destacou.

O governador Jerônimo reforçou que a criação dos novos comandos tem como objetivo desafogar unidades já existentes, ampliar a cobertura em áreas que dependem de comandos mais distantes e dar respostas mais rápidas. “Com esses ajustes no organograma, a expectativa é aproximar o comando das comunidades e dar mais eficiência às ações de combate à criminalidade”, disse.
A implantação do Batalhão de Jacobina terá impacto direto também em municípios vizinhos como Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba, Tapiramutá, Caem, Saúde e Caldeirão Grande.
O ex-vereador Rone Martins comemorou a conquista e agradeceu o apoio da deputada Neusa Cadore e do deputado federal Afonso Florence. “É uma alegria imensa ver essa luta se transformar em realidade. Jacobina e toda a região só têm a ganhar com mais segurança e presença policial”, afirmou.








Comentários