A deputada estadual licenciada e secretária de Política para as Mulheres (SPM), Neusa Cadore, concedeu entrevista para a TV Alba, nesta quarta-feira (18). Na entrevista, que foi ao ar no Jornal Alba Notícias, a secretária falou sobre o Projeto "Oxe, me respeite nas escolas".
Neusa explicou que o projeto é uma ação estruturante da SPM, cujo objetivo é promover, nas escolas da rede estadual de ensino, práticas de prevenção a todo tipo de violência baseada em gênero, com iniciativas recomendas pela Lei Maria da Penha.
"O projeto busca conscientizar os estudantes, a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância de combater todas as formas de violência baseada no gênero, seja física, psicológica, sexual ou patrimonial. Neste ano, o projeto deve alcançar 100 unidades escolares, sendo 20 na capital, 20 na Região Metropolitana de Salvador e 60 no interior e 500 docentes da rede estadual de ensino que estão participando da formação realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).", explicou a secretária.
O Oxe, me respeite – nas escolas! integra o Programa Especial Elas à Frente, com atividades transversais de políticas para as mulheres em diferentes órgãos do governo, sendo desenvolvido em parceria com as Secretarias Estaduais da Educação (SEC) e conta com apoio do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Metodologicamente, o Projeto “Oxe, me respeite - nas escolas” estará sob a coordenação de uma equipe pedagógica constituída por profissionais de diversas áreas do conhecimento. Dentre outros temas, o programa aborda as desigualdades de gênero e suas consequências; a trajetória de lutas pelos direitos das mulheres; a violência de gênero e a masculinidade; direitos e saúde sexual reprodutiva de adolescentes; a escola como rede de proteção; e as redes de proteção e enfrentamento à violência.
Confira o vídeo:
Comments