...
Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page

Neusa participa do 5º Seminário de Propostas de Melhorias do Projeto Primeiro Emprego, que celebra 10 anos de inclusão e oportunidades

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, a secretária estadual de Mulheres Neusa Cadore marcou presença no 5º Seminário de Propostas de Melhorias do Projeto Primeiro Emprego (PPE), realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador. O evento reune até amanhã (7) jovens beneficiários dos 27 territórios de identidade do estado, além de autoridades estaduais e representantes de instituições parceiras, em um espaço dedicado à inovação, troca de experiências e fortalecimento de políticas públicas de inserção no mundo do trabalho.

Foto: Adriana Ituassu
Foto: Adriana Ituassu

O Programa em Números

  • 211 municípios alcançados desde o início

  • 75,1% mulheres entre os participantes

  • 23.074 beneficiários desde 2016

Objetivo: fomentar a troca de conhecimentos, o debate de ideias inovadoras e o aprimoramento contínuo das ações que visam abrir as portas do mercado de trabalho para todos.

Durante o seminário, 63 projetos desenvolvidos por beneficiários do PPE serão apresentados, demonstrando resultados concretos em áreas como saúde, educação e gestão pública. As iniciativas refletem a força transformadora do trabalho coletivo e o impacto direto da formação profissional na melhoria dos serviços públicos.


Afonso Florence e Neusa Cadore - Foto: Cláudia Oliveira
Afonso Florence e Neusa Cadore - Foto: Cláudia Oliveira

Em 2025, o Projeto Primeiro Emprego completa 10 anos de implementação, consolidando-se como uma das políticas mais exitosas de inclusão social e geração de renda na Bahia. Desde a sua criação, o programa já beneficiou mais de 23 mil jovens, oferecendo a primeira experiência profissional a egressos da Rede Estadual de Educação Profissional, contribuindo para a redução das vulnerabilidades socioeconômicas e o fortalecimento da cidadania.


Para Neusa Cadore, o PPE representa “um compromisso do Estado com o futuro da juventude baiana”. A secretária destacou a importância de ampliar programas como esse, que unem formação, dignidade e oportunidade de trabalho:

“A Bahia tem sido referência na construção de políticas públicas voltadas para a juventude e para o emprego. Esses jovens mostram que investir em educação e trabalho é investir em transformação social”, afirmou.

Coordenado por um Comitê Gestor e executado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e pela Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), o PPE alia inclusão produtiva, cidadania e inovação, promovendo impactos positivos em todo o território baiano.

ree

A programação do seminário está sendo transmitida ao vivo pelo canal do Governo do Estado da Bahia no YouTube, ampliando o alcance das discussões e o reconhecimento das iniciativas que fazem da Bahia um exemplo de compromisso com sua juventude.


Confira o que disse Neusa Cadore durante o evento;

Bom dia a todas as pessoas.

Quero saudar a mesa, começando por Letícia, que representa todos os beneficiários deste belo programa (...)


Estou aqui olhando para a plateia, sabendo que 75% dos participantes do programa são mulheres – uma realidade que merece uma salva de palmas! Isso mostra um processo de resistência feminina. Não é à toa que hoje quase 60% das cadeiras nos cursos de ensino superior são ocupadas por mulheres. Essa luta busca combinar maternidade e tarefas de cuidado com a oportunidade de trabalho, um desafio que ainda afeta muitas mulheres no mercado formal.


Quero alertar sobre a importância de políticas públicas que fortalecem o ensino profissionalizante. Tive a oportunidade de ser prefeita na década de 1990, em um município pequeno, e sei o quanto a realidade mudou desde então. Hoje, o programa alcança 211 municípios, ampliando centros de ensino profissionalizante e demonstrando um compromisso com a inclusão.


Tenho muito orgulho de tudo que aconteceu na Bahia, tanto na capital quanto no interior, desde a gestão do Wagner. Além das estradas, hospitais, policlínicas e escolas de ensino integral, é fundamental destacar a atenção e inovação social para enfrentar a exclusão, a fome e dar oportunidade à juventude. Políticas como escola de tempo integral, projetos culturais, bolsa-partiu estágio, primeiro emprego, bolsa-permanência e Mais Futuro chegam diretamente à juventude.


Este momento é de celebrar 10 anos do programa, que tem grande significado. Não se trata apenas de oferecer a carteira assinada, mas de superar a barreira da falta de experiência, que impede muitos de ingressar no mercado de trabalho. Em 10 anos, mais de 20.000 pessoas foram beneficiadas. Sou testemunha na SPM de jovens que tiveram seu primeiro emprego e mostraram potencial, talento e novas ideias. A oportunidade é fundamental para revelar e fortalecer essa contribuição da juventude.


Parabenizo todos os envolvidos, porque o ensino profissionalizante permite absorver uma mão de obra potente e enriquece o serviço público em várias áreas. Grandes obras, como o VLT e o metrô, são importantes, mas cuidar da juventude é essencial para abrir portas para o futuro.


Aproveito para fazer um alerta: até os 29 anos, a participação direta da juventude na política – câmaras de vereadores, assembleia ou gestão – ainda é muito baixa, cerca de 6%. É preciso se interessar e se engajar, porque a política tem o poder de criar oportunidades reais e universalizar direitos.


Hoje é uma prova viva de que, nesses 10 anos, a Bahia vem crescendo em responsabilidade social e política. Parabenizo Gerônimo, que continuou essa política, e reforço a importância de seminários e avaliações que permitam perceber que, além do primeiro emprego, os jovens puderam vivenciar a gestão pública e contribuir para a melhoria de políticas públicas.


Precisamos de uma juventude que ocupe esses espaços com propriedade e potência, dando significado à sua vida e agindo politicamente, porque tudo na vida é política. Parabéns a todos, sucesso e gratidão por sua contribuição diária.

Parabéns aos envolvidos na construção deste projeto, que é referência no Brasil e inspira prefeitos a organizarem cursos de capacitação e programas de estágio em suas prefeituras. Valeu, sucesso!


Quer acompanhar mais sobre a atuação de Neusa Cadore em defesa da juventude e do trabalho digno?👉 Acesse: www.neusacadore.com/juventudes

Assista ao evento





Comentários


💟 Secretária Estadual de Política para as Mulheres da BA.
💜 Deputada Estadual licenciada
🌟 Primeira prefeita do PT na Bahia, em Pintadas (1997 a 2004)

©2023 por Neusa Cadore.

bottom of page