Com muita indignação e pesar, manifestamos solidariedade com as comunidades indígenas do território Caramuru, município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia, vítimas de brutal ataque nesse domingo (21), deflagrado por um grupo de fazendeiros do grupo autointitulado Invasão Zero, com a participação de agentes da polícia militar. Infelizmente, o trágico episódio culminou com a morte da pajé Nega Pataxó, o cacique Nailton ferido à bala, além de várias lideranças espancadas.
O Governador Jerônimo Rodrigues está dedicando empenho total no esclarecimento dos fatos e na tomada de providências, e nós também estamos em contato com as autoridades estaduais para acompanhar a apuração e contribuir na assistência às famílias.
A situação ocorreu em razão da disputa do território, problema pelo qual as comunidades indígenas vêm passando historicamente, sendo privadas do seu direito de viver dignamente. Somente com a demarcação das terras, poderemos avançar e frear essa violência cotidiana que afeta os povos originários na Bahia e no Brasil.
Não podemos tolerar essa terrível situação. Vamos continuar na luta permanente em defesa da regularização das terras e pelo fortalecimento das políticas públicas para as comunidades indígenas e povos tradicionais.
Neusa Cadore
Deputada Estadual e coordenadora da Frente Parlamentar Mista Socioambientalista e em Defesa dos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia.
Comentários