...
Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...
top of page

Riacho de Santana reúne três territórios na Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres


ree

O Centro de Treinamento de Líderes de Riacho de Santana recebeu, nesta sexta-feira (8), a Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, reunindo participantes dos territórios da Bacia do Paramirim, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente. O encontro é parte da 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM), promovida pela Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM).


ree

Guiomar de Souza Cavalcante, representante da Bacia do Rio Corrente e coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas da Bahia comentou sobre a

mobilização regional.


“Esse momento é muito importante porque conseguimos reunir três territórios para a macroconferência dentro do nosso congresso. Agosto é o mês do Agosto Lilás, e essa partilha reforça a nossa luta e mobilização.”


ree

A secretária das Mulheres, Neusa Cadore, destacou a força do processo. “Estamos fazendo um verdadeiro diagnóstico das necessidades das mulheres na Bahia, para avançarmos na implementação de políticas públicas e garantir direitos. É um momento rico de engajamento e compromisso com as lutas históricas.”


Representantes de vários municípios trouxeram experiências e propostas. Maria Xavier, vereadora licenciada de Paratinga, ressaltou a importância do debate. “Temos que trabalhar a questão de gênero e enfrentar a violência, que ainda é muito grande em nosso país e em nossa Bahia.”


Nalanda Jesus, da Associação de Mulheres de Boquira, reforçou o significado do momento. “Estar aqui hoje é reafirmar o compromisso das mulheres do nosso território com a construção de políticas públicas que cheguem de verdade à vida de todas. A conferência é um espaço de escuta e de protagonismo, onde podemos trazer as demandas das mulheres de Boquira e de toda a região. É um momento histórico, de união, aprendizado e fortalecimento das nossas lutas.”


ree

Paralelamente à conferência, acontece até amanhã (9) o Encontro Estadual das Mulheres Camponesas, reunindo integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) da Bahia. Representando o movimento, Marilúcia Souza Silva explicou que este encontro é parte de um processo de mobilização iniciado com oficinas de formação de base nos quatro territórios, e também uma preparação para o Congresso Nacional das Mulheres Camponesas, que será realizado em outubro, em Brasília.


“Esse evento traz uma história muito forte na vida das mulheres camponesas. A luta vai continuar e esperamos levar duas mil mulheres de 17 estados para o congresso nacional”, afirmou Marilúcia.


ree

O clima em Riacho de Santana é de construção coletiva, com propostas sendo elaboradas para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, além do fortalecimento das articulações do movimento camponês.

Comentários


💟 Secretária Estadual de Política para as Mulheres da BA.
💜 Deputada Estadual licenciada
🌟 Primeira prefeita do PT na Bahia, em Pintadas (1997 a 2004)

©2023 por Neusa Cadore.

bottom of page