Saiba tudo sobre a programação dos 21 Dias de Ativismo na Bahia
- Paulo Marcos
- 14 de nov.
- 3 min de leitura
A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) reuniu, na última quinta-feira (13/11), gestoras municipais e representantes de diversos territórios para apresentar a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha, que mobiliza o mundo inteiro, articula ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência de gênero, ao racismo, à LGBTfobia e a outras formas de opressão.

Durante o encontro virtual, a SPM destacou iniciativas que seguem até dezembro e buscam fortalecer, de forma unificada, o compromisso de instituições públicas, municípios e sociedade civil com a proteção da vida das mulheres.
Uma das principais atividades nacionais será o Dia M, em 02 de dezembro, promovido pelo Ministério das Mulheres, que tratará do tema “Mulheres, Mobilidade e + Respeito”, com foco no combate ao assédio nos transportes públicos.

Além da apresentação da agenda estadual, houve um diálogo sobre o alinhamento das ações municipais e a divulgação do edital do Selo Lilás, certificação do Governo da Bahia, concedida a empresas e instituições que promovem a equidade de gênero no mundo do trabalho. As inscrições seguem abertas até 20 de janeiro pelo site oficial.
A secretária das Mulheres, Neusa Cadore, reforçou a necessidade de ampliar o envolvimento dos municípios e de incorporar os homens nos processos de mudança cultural. Segundo ela, a comunicação direta com meninos e homens é essencial para transformar comportamentos e reduzir casos de violência.
“Precisamos dedicar atenção especial às atividades que trabalhem com os homens. Aqui na SPM temos o slogan ‘Se a gente não fala, a violência não para’ e programas como o Oxe, Me Respeite, que atua em escolas com meninos e meninas. O Selo Lilás também reconhece boas práticas nesse campo. Afinal, 80% das mulheres afirmam conhecer ou já terem sido vítimas de assédio no trabalho”, destacou.
A chefa de gabinete, Neia Bastos, enfatizou a necessidade de continuidade das mobilizações:
“Precisamos unir nossas vozes e nossas forças pelo feminicídio zero. Essa é uma luta de todas as pessoas. É necessário mantermos o diálogo vivo para avançarmos em respeito, dignidade e segurança para todas as mulheres”.
A experiência municipal também foi destaque. De Irará, a diretora de Políticas para as Mulheres, Lidiane Oliveira, apresentou iniciativas locais com foco na participação masculina, como a inauguração da Casa da Mulher Iraraense e campanhas que envolvem homens e jovens na prevenção da violência.
Programação oficial dos 21 Dias de Ativismo na Bahia
13 de novembro – Live de lançamento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
19 de novembro – Encontro Interterritorial de Lançamento da CampanhaLocal: Auditório 3, Módulo 6, UEFS, Feira de Santana
20 de novembro – Ação unificada com o Movimento de MulheresLocal: A definir
24 de novembro – Itinerância da Unidade Móvel da SPMLocal: Santo Estêvão
25 de novembro – Marcha das Mulheres por Reparação e Bem ViverLocal: Brasília
27 de novembro – Encontro sobre Masculinidades SaudáveisLocal: Instituto Anísio Teixeira (IAT), Salvador
27 a 30 de novembro – Itinerância da Unidade Móvel da SPMLocal: Antônio Cardoso
28 de novembro a 7 de dezembro – Feira Nacional de Agropecuária (FENAGRO)Local: Parque de Exposições, Salvador
1º de dezembro – Certificação Elas à Frente da PescaLocal: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
2 de dezembro – Dia M Ação nacional do Ministério das Mulheres
3 de dezembro – Expo do Cuidado – Oxe, Me Respeite! – nas EscolasLocal: Instituto Anísio Teixeira (IAT), Salvador
Data a definir – Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres
6 de dezembro – Corrida do Laço BrancoLocal: Farol da Barra, Salvador
8 a 10 de dezembro – 10º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia - Local: A definir
10 a 14 de dezembro – Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia SolidáriaLocal: Parque Costa Azul, Salvador
12 e 13 de dezembro – Itinerância da Unidade Móvel da SPMLocal: Banzaê
Sobre os 21 Dias de Ativismo
A campanha internacional acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro, unindo iniciativas em todos os continentes para enfrentar a violência baseada em gênero. No Brasil, o início coincide com o Dia da Consciência Negra, reforçando a luta contra o racismo e a violência contra mulheres negras. O encerramento no Dia Internacional dos Direitos Humanos destaca que viver sem violência é um direito fundamental.




